sábado, 22 de junho de 2024

O SÍTIO DE DONA BENTA!

 

                    O sítio de Dona Benta ficava num lugar muito bonito. A casa era das antigas, de cômodos espaçosos e frescos. Havia o quarto de Dona Benta, o maior de todos, e junto o de Narizinho, que morava com sua avó. Havia ainda o "quarto de Pedrinho", que lá passava as férias todos os anos; e o de Tia Nastácia. Emília e o Visconde não tinham quartos; moravam num cantinho do escritório, onde ficavam as três estantes de livros e a mesa de estudo de Narizinho.

                    A sala de jantar era bem espaçosa, com janelas dando para o jardim, depois vinha a copa e a cozinha.

                    - E sala de visitas? Tinha?

                    - Como não? Uma sala de visitas com piano, sofá de cabiúna, de palhinha tão bem esticada que "cantava" quando Pedrinho batia-lhe tapas. Duas poltronas do mesmo estilo e seis cadeiras. A mesa do centro era de mármore e os pés também de cabiúna. Encostadas às paredes haviam duas meias mesas, também de mármore, cheias de enfeites: três casais de içás vestidos, vários caramujos e estrelas do mar, duas redomas com velas dentro, tudo colocado sobre os "pertences" de miçangas feitos por Narizinho. Hoje ninguém mais sabe o que é isso. Pertences eram rodelas de crochê que havia em todas as casas, para botar bibelôs em cima; para o lavatório de Dona Benta, Narizinho fizera pertences de crochê; e para a sala de visitas fizera aqueles de miçanga de várias cores, da bem miudinha.



                    Antes da sala de visitas havia a sala de espera, com chão de grandes ladrilhos quadrados, "cor de chita cor-de-rosa desbotada". A sala de espera abria para a varanda. Que varanda gostosa! Cercada de um gradil de madeira, muito singelo, pintado de azul claro. Da varanda descia-se para o terreiro por uma escadinha de seis degraus. 

                Esse trecho, retirado do livro "O SACI" de Monteiro Lobato, descreve em um capítulo inteiro e em detalhes como é lindo o "Sítio do Picapau Amarelo", o sítio da doce, gentil e bondosa Dona Benta Encerrabodes de Oliveira. Na foto acima, apresentamos a todos oficialmente o local escolhido para as gravações do nosso projeto "AVENTURAS NO SÍTIO DO PICAPAU".

                Para o nosso projeto, estamos pensando minuciosamente em cada detalhe de tudo para agradar ao nosso respeitável público, desde o formato, à escolha da locação das gravações. Estamos nos doando e fazendo o melhor de todos nós, para entregarmos à vocês o melhor. Novidades inovadoras também farão parte do nosso projeto e em breve voltaremos aqui para contar melhor e com mais detalhes sobre essas tais novidades inovadoras. Continue acompanhando cada detalhe o nosso projeto que nasceu e aos poucos está se desenvolvendo até ganhar de fato forma.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SÍTIO DE DONA BENTA!

                          O sítio de Dona Benta ficava num lugar muito bonito. A casa era das antigas, de cômodos espaçosos e frescos. Havia...