sábado, 22 de junho de 2024

O SÍTIO DE DONA BENTA!

 

                    O sítio de Dona Benta ficava num lugar muito bonito. A casa era das antigas, de cômodos espaçosos e frescos. Havia o quarto de Dona Benta, o maior de todos, e junto o de Narizinho, que morava com sua avó. Havia ainda o "quarto de Pedrinho", que lá passava as férias todos os anos; e o de Tia Nastácia. Emília e o Visconde não tinham quartos; moravam num cantinho do escritório, onde ficavam as três estantes de livros e a mesa de estudo de Narizinho.

                    A sala de jantar era bem espaçosa, com janelas dando para o jardim, depois vinha a copa e a cozinha.

                    - E sala de visitas? Tinha?

                    - Como não? Uma sala de visitas com piano, sofá de cabiúna, de palhinha tão bem esticada que "cantava" quando Pedrinho batia-lhe tapas. Duas poltronas do mesmo estilo e seis cadeiras. A mesa do centro era de mármore e os pés também de cabiúna. Encostadas às paredes haviam duas meias mesas, também de mármore, cheias de enfeites: três casais de içás vestidos, vários caramujos e estrelas do mar, duas redomas com velas dentro, tudo colocado sobre os "pertences" de miçangas feitos por Narizinho. Hoje ninguém mais sabe o que é isso. Pertences eram rodelas de crochê que havia em todas as casas, para botar bibelôs em cima; para o lavatório de Dona Benta, Narizinho fizera pertences de crochê; e para a sala de visitas fizera aqueles de miçanga de várias cores, da bem miudinha.



                    Antes da sala de visitas havia a sala de espera, com chão de grandes ladrilhos quadrados, "cor de chita cor-de-rosa desbotada". A sala de espera abria para a varanda. Que varanda gostosa! Cercada de um gradil de madeira, muito singelo, pintado de azul claro. Da varanda descia-se para o terreiro por uma escadinha de seis degraus. 

                Esse trecho, retirado do livro "O SACI" de Monteiro Lobato, descreve em um capítulo inteiro e em detalhes como é lindo o "Sítio do Picapau Amarelo", o sítio da doce, gentil e bondosa Dona Benta Encerrabodes de Oliveira. Na foto acima, apresentamos a todos oficialmente o local escolhido para as gravações do nosso projeto "AVENTURAS NO SÍTIO DO PICAPAU".

                Para o nosso projeto, estamos pensando minuciosamente em cada detalhe de tudo para agradar ao nosso respeitável público, desde o formato, à escolha da locação das gravações. Estamos nos doando e fazendo o melhor de todos nós, para entregarmos à vocês o melhor. Novidades inovadoras também farão parte do nosso projeto e em breve voltaremos aqui para contar melhor e com mais detalhes sobre essas tais novidades inovadoras. Continue acompanhando cada detalhe o nosso projeto que nasceu e aos poucos está se desenvolvendo até ganhar de fato forma.

 


quinta-feira, 13 de junho de 2024

A Semana dos Padrinhos!

 

Fotos de "As Caçadas de Pedrinho" (acima, à esquerda), "Reinações de Narizinho" (abaixo à esquerda) e do encontro promovido pela Rede Record (foto maior e mais recente).

                  Dentro dessa próxima semana, ou seja, o próximo período de sete dias (já que não se trata, nesse caso, de uma semana propriamente dita, iniciada num domingo ou segunda-feira), duas pessoas muito importantes para o Sítio Clássico, e em especial para o nosso projeto fazem aniversário: 

                  Marcello José Reina Patelli, o segundo Pedrinho, fará 56 anos no dia 14 de junho e Daniele  Cristina Yanes Rodrigues, a segunda Narizinho, fará 53 anos no dia 19 de junho. 




                  Essa "duplinha dinâmica" (que não é Batman e Robin!), muito animada e levada da breca, que aprontou todas no Sítio, é do mesmo signo (gêmeos)! Dani e Marcello, esses "irmãos de alma" (como ele próprio definiu em recente entrevista), são os padrinhos do nosso projeto "Aventuras no Sítio do Picapau" e portanto nossa página do Sítio Clássico no Facebook dedicará a eles uma semana de homenagens.
                  

 




                  O tempo passou, Daniele Rodrigues se tornou mãe e Marcello Patelli se tornou pai, com um casal de filhos cada (sendo que os filhos dela já são adultos, enquanto os dele ainda são crianças). Mas não há como negar que eles continuam sendo a mesma dupla sapeca e superfofa que permeou nossos sonhos de infância nos doces, alegres, coloridos e saudosos anos 80, antes mesmo de Balão Mágico e Xou da Xuxa invadirem a telinha da TV!!!

quinta-feira, 6 de junho de 2024

O Trabalho é árduo, mas necessário!

 

                

                Todo o processo audiovisual, seja ele qual for, precisa de tempo, determinação, disciplina e muito trabalho, um trabalho árduo, mas necessário, diga-se de passagem. Com o nosso projeto "AVENTURAS NO SÍTIO DO PICAPAU" não poderia ser diferente e nossas preparações estão se intensificando, mas quase partindo para a ação em si. As preparações estão sendo voltadas especificamente para os personagens e no sábado 25/05/2024 demos inicio a esse processo apresentando uma história que fez parte da primeira versão do "SÍTIO DO PICAPAU AMARELO" da Rede Globo de Televisão, a história "REINAÇÕES DE NARIZINHO", a última história do ano de 1982 e que marcou as saídas das atrizes Reny de Oliveira (Emília) e Danielle Cristina Yanes Rodrigues (Narizinho) do programa.

                O elenco de "AVENTURAS NO SÍTIO DO PICAPAU" assistiu atento os 3 primeiros capítulos da história, as quais em determinadas cenas, o diretor geral Miguel Rodrigues ia explicando quem eram aqueles determinados personagens, quais suas funções na história e pediu que o elenco se inspirasse nos atores, sem imitá-los, visto que o mais imprescindível para o projeto é a naturalidade com a qual os atores da versão da Globo aplicavam em seus personagens, fazendo-nos pensar que eles eram os próprios personagens.


            Foi um sábado diferente, divertido, regado a um lanche bem gostoso que sempre faz parte dos nossos encontros. Nós do "AVENTURAS NO SÍTIO DO PICAPAU" vamos deixá-los atualizados sobre os nossos próximos encontros e sobre mais alguma coisa que acharmos ser importante que vocês saibam.







 

Vaquinha Solidária Para Ajudar Nosso Projeto

            Amigos, fãs do Sítio do Picapau Amarelo clássico (1977 a 1986), das outras versões e de Monteiro Lobato.           Não pensamos ...