terça-feira, 30 de janeiro de 2024

A Locação

 


            Para dar aquele clima de sítio como pedem as histórias de Monteiro Lobato e que estão sendo adaptados por Elisa Barreto e Miguel Rodrigues para este projeto, nada melhor que um lugar que tem esse clima rural, mesmo sendo situado na capital. Trata-se do espaço onde fica situado o Ateliê Cultural Marcelino Brabo que serve para aulas de audiovisual, teatro, artesanato e que serve para locações de filmes e também para as gravações do Canal Ceararisando, um canal de humor que está no YouTube.

               Nossa equipe técnica, principalmente quem está responsável pela cenografia, trabalhará para dar uma repaginada no local e deixá-lo mais próximo ainda da proposta do projeto. O objetivo é deixar a locação com o clima aconchegante do Sítio do Picapau Amarelo, o sítio de Dona Benta que também é uma senhora aconchegante. Teremos um trabalho árduo pela frente, mas entregaremos um resultado positivo para as telas e antes das gravações em um curto espaço de tempo. A meta é inciarmos as gravações na segunda metade de Abril, estourando inicio do mês de Maio.




            Em breve atualizarei mais sobre os resultados de como ficará a locação depois das reformulações e adaptações feitas pela cenografia. Lembrando que o projeto "AVENTURAS NO SÍTIO DO PICAPAU", é  um projeto simples, faz parte de um sonho antigo de homenagear a primeira versão do Sítio da Rede Globo de Televisão de 1977 - 1986, mas é muito mais um projeto voltado para as escolas de incentivo a leitura através da obra de Monteiro Lobato.



sábado, 27 de janeiro de 2024

Por trás das câmeras a equipe técnica!

 

                    Seguindo as nossas apresentações e como dividimos em dois posts a apresentação de uma boa parte do elenco, hoje é dia de conhecermos quem está por trás das câmeras, quem está responsável por fazer o sonho e a magia acontecer. Como todos sabemos, em toda produção audiovisual, além do elenco que é muito importante para dar vida às ações e fazer a história de fato acontecer, temos um elenco que atua por trás das câmeras que também é muito importante para trazer a magia para os que acompanharão as histórias, falo da equipe técnica que é formada por roteiristas, direção, direção geral, assistência de direção, cenografia, figurinistas, operadores de som, câmera, produção e muitos outros cargos que se fóssemos enumerar, daria uma lista extensa.
                       Como nosso projeto é simples, mas que está sendo tratado como uma superprodução, contamos com uma equipe técnica reduzida, mas muito competente e que fará com que o nosso projeto "Aventuras no Sítio do Picapau" seja um projeto lindo e gostoso de acompanhar. Alguns desempenharão mais de uma função nesse projeto. Sem mais delongas, vamos às apresentações.

EQUIPE TÉCNICA

ROTEIRISTAS


                Elisa Barreto e Miguel Rodrigues, estão sendo os responsáveis por recontar a obra eternizada por Monteiro Lobato, de maneira lúdica e mágica. As histórias estão sendo criadas com muito carinho e dedicação, com o único objetivo de trazer a criançada para as telas, ainda que do celular ou computador, pois o seriado será exibido pelo YouTube (que já tem a versão do aplicativo para as TVs Smarts), de maneira positiva, despertando o interesse das crianças pela leitura, não só dos livros de Monteiro Lobato, mas de vários autores, já que assim como Lobato fez nos livros, a dupla de roteiristas colocou os personagens de Lobato para receberem visitas de outros personagens de outros autores, principalmente os personagens dos contos de fadas, no Sítio do Picapau Amarelo. Além de estarem responsáveis pelos roteiros das histórias, Elisa está responsável pela trilha sonora do programa, com músicas autorais e maravilhosas e Miguel, está responsável pela Direção, Direção Geral, Cenografia, Figurinos e um pouco pela Produção.

DIRETORES



                        Alex Ripardo, Giovanni Marsallis, Marcelino Brabo e Miguel Rodrigues ficarão responsáveis por dirigir e preparar os atores para as cenas que serão gravadas. Serão eles os responsáveis por orientar os atores a darem mais naturalidade à cena. Serão eles que darão o melhor de si para que o "Aventuras no Sítio do Picapau" se torne um produto assistível, lúdico e mágico como é o universo criado e eternizado por Monteiro Lobato. Alex, Marcelino e Miguel também serão responsáveis por operarem as câmeras, além de que, Marcelino e Miguel também participarão como atores no seriado.

ASSISTENTE DE DIREÇÃO E CENOGRAFIA
                        Marcos Almeida, o nosso Zé Marreco, ficará responsável pela assistência de direção e pela cenografia junto com Marcelino Brabo e Miguel Rodrigues. Na assistência de direção, Marcos Almeida contribuirá com os diretores Alex Ripardo, Giovanni Marsallis, Marcelino Brabo e Miguel Rodrigues para dar apoio ao direcionamento do elenco em cena. Na cenografia, Marcos Almeida, junto com Marcelino Brabo e Miguel Rodrigues, ficará responsável por dar o tom lúdico do seriado através de objetos de cena e outros elementos que remetam à proposta do seriado.

PRODUÇÃO
                Carla Lima, Francisco Carneiro, Lilly Cavalcante e Thaffa Silva ficarão responsáveis pela produção do seriado, serão responsáveis por garimparem elementos de cena que combinem com a proposta do seriado e mais alguns elementos que farão desse projeto algo bastante interessante. Valerá a pena esperar e aguardar os resultados positivos desse projeto que já iniciou 2024 com o pé direito.






 



 


quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Quem Será Quem em Aventuras no Sítio do Picapau? - Parte 2

 

            Como no post anterior, apresentamos uma parte do elenco que fará parte do "Aventuras no Sítio do Picapau" e seus respectivos personagens, viemos neste post apresentar os demais atores que farão parte deste projeto incrível que a recém está iniciando seus trabalhos.  Vale ressaltar que neste projeto, teremos um palhaço que irá contar as histórias que serão apresentadas para as crianças. Sem mais delongas, vamos apresentar mais uma parte do elenco e seus respectivos personagens.


MIGUEL RODRIGUES (PALHAÇO PIMPIM E MARQUÊS DE RABICÓ)


                       O idealizador, roteirista e diretor geral do projeto "Aventuras no Sítio do Picapau", Miguel Rodrigues também participará do projeto como ator. Ele dará vida a dois personagens no seriado. O primeiro é o Palhaço Pimpim que ficará responsável por apresentar cada história a cada mês em forma de contação de histórias, sempre acompanhado de um grosso livro e rodeado de crianças numa brinquedoteca. O segundo personagem é o Marquês de Rabicó, o porquinho de estimação de Narizinho e que durante uma brincadeira de Narizinho para engabelar a travessa Emília, acaba se casando com a bonequinha. Marquês de Rabicó ou apenas Rabicó, ficou eternizado em 1977 - 1986 na Rede Globo de Televisão pelo saudoso Chaguinha e posteriormente em 2001 - 2007, por um boneco manipulado por Aline Mendonça e interpretado pelo incrível ator Ricardo Tostes. Para Miguel será um prazer e um grande desafio poder interpretar o Rabicó.

MARCOS ALMEIDA (ZÉ MARRECO)


                    Tendo como inspiração o personagem Zé Carneiro, eternizado pelo ótimo ator Tonico Pereira no Sítio do Picapau Amarelo dos anos 1970/1980. O  personagem Zé Marreco tem a mesma inocência e a mesma veia cômica de Zé Carneiro e para viver esse cômico e hilário personagem, Zé Marreco, foi escolhido o ator e artesão Marcos Almeida. Zé Marreco terá mais dois companheiros: Sabiá que foi livremente inspirado em Malazarte/Garnizé (Canarinho) e João Beleza que foi livremente inspirado em João Perfeito (Ivan Senna), os atores para viverem esses dois personagens ainda não tiveram seus intérpretes escolhidos, por isso assim que os atores forem escolhidos/convidados, eles serão inclusos nesta lista.

JEANE MARIANO (CUCA)

                        Para dar vida a personagem Cuca que nos 70/80 foi vivida por quatro atrizes, Dorinha Duval, Stella de Freitas, Catarina Abdalla e Rosana Israel, sendo que esta última participou apenas da última história do "Sítio do Picapau Amarelo",  e em 2001 - 2007, foi manipulada por Jacira Santos (2001 - 2006) e interpretada pela atriz Solange Couto em 2007, nesta nossa versão será interpretada por Jeane Santos que dará o melhor de si para viver essa personagem tão complexa e malvada. Será ela responsável por fazer as crianças sentirem medo e rirem também.

OZ DIAS (SACI PERERÊ)

                    Para dar vida a este personagem fantástico do folclore brasileiro, o Saci Pererê que nos anos 70/80 foi vivido pelo incrível ator Romeu Evaristo e nos anos 2001 - 2007 foi vivido por dois atores, Izak Dahora e Fabrício Boliveira, nesta nossa versão quem dará vida ao moleque de um perna só que se torna amigo do Pedrinho ao ser "caçado" por ele será o compete e talentoso ator e cantor cearense Oz Dias. Com um enorme talento para a atuação de maneira bem versátil, Oz Dias viverá com muita propriedade esse personagem que só falta pôr doida a tia Nastácia e o tio Barnabé com suas travessuras.

RAMON WAGNER LOPES (PRÍNCIPE ESCAMADO)

                        Para dar vida ao Príncipe Escamado, o príncipe-rei do Reino das Águas Claras, vivido por dois atores na versão do Sítio do Picapau Amarelo dos anos 70/80, Cacá Silveira (1977 - 1978) e Júlio César (após ter vivido o primeiro Pedrinho de 1977 - 1980, ele fez uma participação especial como Príncipe Escamado II, filho do Príncipe Escamado) e em 2001 ter sido interpretado pelo ator Rafael Novaes, na nossa versão, optamos por escalar um adolescente para viver o Príncipe Escamado. Trata-se de Ramon Wagner Lopes de 14 anos. Com pouca experiência no teatro, mas um jovem que gosta de desafios, Ramon aceitou o desafio de viver o príncipe-rei do Reino das Águas Claras e dará o melhor de si para o personagem.

AURY MESQUITA (DONA ARANHA COSTUREIRA)
                    Para dar vida à Dona Aranha Costureira, a aranha responsável por fazer o vestido de baile de Narizinho quando ela viaja para o Reino das Águas Claras, vivida em 2001 - 2005 por Pia Manfroni, desta vez, na nossa versão, a personagem ficará a cargo da talentosa atriz e comediante Aury Mesquita, com uma vasta passagem no teatro e em produções audiovisuais, Aury usará seu talento nato para viver essa personagem fina e elegante do Reino das Águas Claras.

ELISA BARRETO (ANTONICA OU TUNICA)

            Para dar vida à Antonica, mãe de Pedrinho e filha de dona Benta, vivida em 1977 pela atriz Myriam Pérsia, foi escolhida essa artista completa que também está sendo responsável pelos roteiros de algumas histórias dessa nossa versão, Elisa Barreto. Elisa mora em Valença - RJ e por isso gravará suas cenas à distância sempre ligando para Dona Benta para saber notícias do filho Pedrinho. Elisa é escritora, cantora, compositora, romancista e idealizadora do projeto País do Pim (logo todos saberão do que se trata). Elisa dará o seu melhor para a personagem, mesmo que à distancia.

            Bom, é isso, ainda faltam personagens a serem escalados, mas assim que forem escolhidos atualizarei aqui.  












terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Quem Será Quem em Aventuras no Sítio do Picapau?

 

                Neste fim de semana  e início desta, foram feitos convites aos atores que irão integrar o elenco desta nossa querida e singela adaptação da obra de Monteiro Lobato, intitulada "Aventuras no Sítio do Picapau". O elenco está sendo escolhido a dedo para que possa agradar ao grande público que acompanhará a nossa adaptação, faltam escolher alguns atores que irão interpretar alguns personagens. Os convites estão sendo feitos aos poucos e logo, outros nomes que se juntarão aos que já toparam fazer parte dessa grande e querida família "Aventuras no Sítio do Picapau" e eu vos apresento agora mesmo os nomes que farão parte do elenco.

CARLA LIMMA (DONA BENTA)


            Para dar vida a uma personagem tão fantástica, dona de uma personalidade incrível e democrática como é a Dona Benta, que entre 1977 à 1986 foi eternizada pela grandiosa e saudosa atriz Zilka Salaberry e que posteriormente entre 2001 à 2007 foi vivida pelas atrizes Nicette Bruno (in memorian), Suely Franco e Bete Mendes, nas versões da Rede Globo, nada como uma atriz versátil, também cantora, radialista, turismóloga, professora de inglês e português Carla Limma. Ela é mais nova que a personagem? Sim, mas nada como uma boa caracterização e a ótima atuação de Carla Limma, para que essa querida avó de todos ganhe vida novamente. Digamos que Dona Benta está em ótimas mãos nessa versão para as escolas e para o YouTube.

ZILDA LINHARES (TIA NASTÁCIA)


                A boa cozinheira, melhor amiga de Dona Benta e a querida tia de todos nós, Tia Nastácia, eternizada em 1977 - 1986 pela saudosa Jacira Sampaio, que posteriormente foi vivida em 2001 à 2007 pelas atrizes Dhu Moraes e Rosa Marya Colin nas versões da Rede Globo de Televisão, nesta versão de Fortaleza-CE não poderia estar melhor representada por alguém que entende de crianças que é a professora, diretora escolar e atriz Zilda Linhares que com seu carisma, encantará a todos durante o período em que a nossa versão durar. Será ela quem encantará os olhos do público com os deliciosos bolos, bolinhos de chuva, pipocas e os maravilhosos quitutes de Tia Nastácia.

MARCELINO BRABO (TIO BARNABÉ)


            O tio contador de causos que mora em uma casinha de taipa nas proximidades do Sítio do Picapau Amarelo, Tio Barnabé eternizado pelo saudoso Samuel dos Santos na versão de 1977 - 1986 e posteriormente vivido em 2001 - 2007 pelos saudosos atores João Acaiabe e Gésio Amadeu nas versões da Rede Globo de Televisão, nessa versão, será vivido pelo ator e artesão cearense, Marcelino Brabo, com passagens pelo cinema cearense e também pelo teatro, ele é capaz de viver qualquer personagem que lhe cair às mãos. Com seu carisma, Marcelino está mais do que preparado para viver esse tão querido personagem que acredita em Cuca, Saci e todos os seres folclóricos da mata.

ISADORAH LOPES (NARIZINHO)


         Para dar vida a essa personagem doce e carismática, nada melhor do que termos uma menina doce e carismática, como a Narizinho que na versão de 1977 - 1986 da Rede Globo de Televisão, foi vivida pelas atrizes Rosana Garcia, Daniele Rodrigues, Izabella Bicalho e Gabriela Senra e entre 2001 - 2007 também na Rede Globo de Televisão, foi vivida pelas atrizes Lara Rodrigues, Caroline Molinari, Amanda Diniz e Raquel de Queiroz. Na nossa versão para as escolas e para o YouTube, Narizinho será vivida pela linda, doce, carismática e sapeca Isadorah Lopes de 5 anos de idade que terá sua primeira experiência com atuação em "AVENTURAS NO SÍTIO DO PICAPAU", mas que tem experiências com passarela e como modelo mirim.

DAVI SILVA (PEDRINHO)


            Para viver esse menino travesso e aventureiro, neto de Dona Benta e primo de Narizinho, o valente Pedrinho que não tem medo de coisa alguma, exceto de vespas, vivido na versão de 1977 - 1986 na Rede Globo de Televisão por Júlio César, Marcello José Patelli e Daniel Lobo (in memorian) e posteriormente em 2001 - 2007 também pela Rede Globo de Televisão vivido pelos atores César Cardadeiro, João Vítor Silva, Rodolfo Valente e Vítor Mayer. Nessa nossa versão para as escolas e para o YouTube, quem dará vida ao Pedrinho, é o menino Davi Silva de 8 anos de idade. "AVENTURAS NO SÍTIO DO PICAPAU" será a primeira experiência de Davi na atuação, porém, antes de começarmos a produção e as gravações, todos os atores, principalmente as crianças passarão por uma preparação de atores, workshops para darem vida aos personagens com mais propriedade.

LILLY CAVALCANTE (EMÍLIA)



            Para viver a esperta, atrevida, interesseira e cheia de ideias, boneca de pano de Narizinho, Emília, vivida em 1977 - 1986 na Rede Globo de Televisão, pelas atrizes Dirce Migliaccio (in memorian), Reny de Oliveira e Suzana Abranches, e posteriormente em 2001 - 2007 também pela Rede Globo de Televisão pelas atrizes Isabelle Drummond e Tatiane Fontinhas Goulart, a atriz escolhida foi Lilly Cavalcante, uma atriz muito competente, cheia de carisma como a irreverente e colorida bonequinha de pano de Narizinho. Lilly Cavalcante tem uma vasta experiência em teatro e cinema e saberá cuidar muito bem da Emília, como ela cuidou muito bem dos personagens que já fez.

DIMAS FONTENELLE (VISCONDE DE SABUGOSA)


                    Para viver o sábio e inteligente Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho de Pedrinho que após ter ficado um tempo esquecido nas estantes de Dona Benta em meio aos livros e enciclopédias, ganhou uma enorme sabedoria, se tornando sábio, filósofo e posteriormente inventor. Visconde de Sabugosa foi vivido em 1977 - 1986 pela Rede Globo de Televisão, pelo saudoso André Valli e posteriormente em 2001 - 2007 também pela Rede Globo de Televisão pelos atores Cândido Damm, Aramis Trindade e Kiko Mascarenhas, foi escolhido o ator Dimas Fontenelle para a versão "AVENTURAS NO SÍTIO DO PICAPAU". Dimas é um ótimo ator e modelo, tem experiências no teatro e no cinema e tem todo o porte e características ideais para interpretar muito bem e com maestria esse personagem criado por Monteiro Lobato.

                    No próximo post apresentaremos mais atores que farão parte dessa versão que está sendo muito bem trabalhada, pensada e elaborada. Fiquem atentos a mais novidades sobre a nossa versão "AVENTURAS NO SÍTIO DO PICAPAU". Até mais, pessoal!!!  














 


 

  


Vaquinha Solidária Para Ajudar Nosso Projeto

            Amigos, fãs do Sítio do Picapau Amarelo clássico (1977 a 1986), das outras versões e de Monteiro Lobato.           Não pensamos ...